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#Resenha: Quarto Mundo: Lendas do Universo DC – Jack Kirby vol. 2 (DC Comics / Panini Comics)

Sinopse da editora:

“A guerra entre os novos deuses de Nova Gênese e de Apokolips afeta cada vez mais a Terra, enquanto Superman e seus aliados tentam lidar com o conflito secreto e mortal de forma que o planeta não seja destruído! A maior das sagas do maior dos criadores dos quadrinhos continua à toda bem aqui! Neste volume, Jack Kirby aprofunda a trama de seu épico definitivo, apresentando ao mundo personagens hoje tidos como clássicos, como Mantis, Desaad, Vovó Bondade e o Glorioso Godfrey.”

Ficha técnica:

  • Formato 17 x 26 cm
  • Capa cartão
  • Lombada quadrada
  • 176 páginas
  • Data de publicação: agosto de 2019
  • Roteiro e arte por Jack Kirby

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A editora Panini merece os parabéns por se manter fiel à promessa de republicar toda a extensa saga do Quarto Mundo, do Rei Jack Kirby, na íntegra. O volume 7 foi publicado neste mês de dezembro de 2020, e já chegou às bancas e livrarias, virtuais e físicas. Por aqui, vou prosseguir com a resenha deste volume 2 (já tendo resenhado o volume 1), em que descobrimos um pouco mais dos planos de Darkseid para a Terra. Enquanto que no volume 1 ele era pouco mais do que uma sombra nos bastidores, aqui ele já aparece mais, atuando pessoalmente. E está convencido de que o segredo para a Equação Anti-Vida está guardado na mente de um humano.

O ótimo texto introdutório, de autoria de Walter Simonson (dono ele mesmo de uma carreira respeitável nos quadrinhos), destaca a genialidade de Kirby, ao criar uma experiência de leitura completamente diferente do que se via na época. A saga do Quarto Mundo foi dividida em quatro publicações diferentes, que contavam histórias paralelas enquanto se alternavam nas bancas. A cada 15 dias um novo título estava disponível, completando um ciclo bimestral.

Cuidado: alerta de spoiler!
Cuidado: alerta de spoiler!
The Forever People nº 2, abril-maio de 1971 - capa
The Forever People nº 2, abril-maio de 1971 – capa

The Forever People nº 2, abril-maio de 1971 – enquanto os jovens novos deuses do Povo da Eternidade admiravam-se com a agitação da cidade na Terra, no subsolo Darkseid desperta Mantis, um dos seus servos, o primeiro a vir para o planeta. Mantis precisa repousar em seu casulo para que seu corpo acumule energia, mas Darkseid ordena que ele saia e espalhe o terror pela cidade, o que ele, relutantemente, acaba fazendo. Em uma área de prédios abandonados da cidade, os jovens do Povo da Eternidade conhecem e fazem amizade com um menino deficiente, Donnie, e seu tio, Willie. Eles se fixam em um apartamento vizinho ao dos novos amigos, e pela televisão veem a destruição causada pelo Mantis. Eles então se fundem, invocando o Homem Infinito, que parte para deter o vilão de Apokolips. Eles parecem equiparados em poder, mas o Mantis congela o Homem Infinito, e continua sua onda de destruição. Quando enfim consegue se libertar, o Homem Infinito vai novamente atrás do Mantis, e usando um tal “raio infinito” consegue esgotar as forças do adversário. O vilão ainda assim consegue fugir e se refugiar de volta em seu casulo, enquanto que o Homem Infinito parte e o Povo da Eternidade reaparece. Apesar de o Mantis ter sido derrotado, isto não parece ter afetado os planos do Darkseid.

The New Gods nº 2, abril-maio de 1971 - capa
The New Gods nº 2, abril-maio de 1971 – capa

The New Gods nº 2, abril-maio de 1971 – em Nova Gênese, o Pai Celestial toma conhecimento de que a guerra contra Apokolips está em andamento, e o campo de batalha é a Terra, onde Órion já está. O jovem novo deus Lightray quer ajudar o amigo, mas é proibido pelo Pai Celestial. Na Terra, quando entra no apartamento de um dos humanos que resgatou em Apokolips, Órion dá de cara com o Darkseid em pessoa. Ele o confronta, mas é atacado por Brola, servo de Darkseid. Eles lutam brevemente, pois logo os vilões deixam o local. Darkseid vai até Desaad, que concluiu a construção de um equipamento de tortura chamado de Máquina do Medo. Darkseid ordena que a máquina seja testada imediatamente, em seus próprios servos, e ela se mostra bastante eficiente em seu propósito. Em outro local, usando sua Caixa Materna, Órion mostra a seus aliados humanos a dimensão da guerra que está acontecendo. Ele mostra as máquinas e os servos de Darkseid, incluindo o Mantis, e até a Área Selvagem, no subsolo de Metrópolis, onde está ocorrendo a aventura do Jimmy Olsen e do Superman. Enquanto ele mostra estas coisas, a Caixa Materna detecta um raio de energia varrendo a cidade, e deixando a população em pânico. Ele rapidamente vai até o local e destrói o gerador do raio, o que não passa despercebido por Darkseid. De volta para junto dos amigos humanos, eles e Órion se comprometem a fazer o que puderem para deter o vilão.

Superman’s Pal, Jimmy Olsen nº 137, abril-maio de 1971 - capa
Superman’s Pal, Jimmy Olsen nº 137, abril-maio de 1971 – capa

Superman’s Pal, Jimmy Olsen nº 137, abril-maio de 1971 – enquanto o Jimmy experimenta um instrumento musical chamado solarfone, que mistura a música com um ambiente virtualizado, o monstro de quatro braços chamado de D.N.Alienígena ataca o “Projeto”, dentro da Área Selvagem. O Superman é convocado para ajudar a deter o monstro, mas deixa de lado Jimmy e a Legião Jovem. Eles não ficam satisfeitos e saem atrás do amigo, usando a Locomotiva, mas logo não conseguem acompanhar a velocidade do Homem de Aço. O Superman enfrenta o monstro, que pretende absorver a energia do reator nuclear, mas não consegue detê-lo. Disparando um raio de energia das mãos, o monstro envolve o Superman e a Legião em um casulo, prendendo-os, e se aproxima do reator. Enquanto isso, na “Fábrica do Mal”, o grupo científico do Darkseid, rival do “Projeto”, descobrimos que existem dezenas de outros monstros iguais aos D.N.Alienígena, e eles estão eclodindo de seus casulos.


Mister Miracle nº 2, maio-junho de 1971 - capa
Mister Miracle nº 2, maio-junho de 1971 – capa

Mister Miracle nº 2, maio-junho de 1971 – o Senhor Milagre e seu assistente, Oberon, constroem um robô “seguidor”, usando tecnologia de Nova Gênese. O robô imita tudo o que o Milagre faz, e ele o utiliza para praticar seus truques de escapismo. Durante o ensaio, eles são atacados pelo Soberano, um servo da Vovó Bondade, provavelmente a aliada mais terrível do Darkseid. O robô seguidor foi atingido, confundido com o Milagre. A Vovó então ordena que seus servos capturem o Senhor Milagre, mas eles levam o robô seguidor no lugar, juntamente com o Oberon. Ao perceber o que houve, o Milagre vai atrás deles, e chega ao covil da vilã no momento em que ela descobre que os servos levaram o robô. A Vovó aciona o Poço-X, uma armadilha cheia de perigos mortais, criada pelo Soberano, e joga o Milagre e o Oberon dentro. Usando suas habilidades e suas experiências anteriores com a Vovó, o Milagre consegue libertar-se e ao Oberon, e ainda destrói o Soberano. Ele vai embora com Oberon, deixando a Vovó ameaçando que um dia ele ainda pagará caro pela afronta.

The Forever People nº 3, junho-julho de 1971 - capa
The Forever People nº 3, junho-julho de 1971 – capa

The Forever People nº 3, junho-julho de 1971 – aqui conhecemos o Glorioso Godfrey, um fanfarrão aliado de Darkseid, que promove a palavra da antivida. Ele distribui entre seus seguidores um capacete, que os escraviza e os transforma em soldados sob seu comando, os Justificadores. Um deles ataca o Povo da Eternidade, mas eles conseguem afugentá-lo. Os jovens decidem então deixar a cidade, para não colocar mais o Donnie em perigo. Enquanto isso, Godfrey ordena que os Justificadores ataquem a cidade, sequestrando algumas pessoas de uma lista. O Godfrey detecta o veículo do Povo da Eternidade chegando até a tenda onde ele se apresenta, e se prepara para eles. Assim que chegam, eles logo se unem, invocando o Homem Infinito. Ele tenta atacar pelo subsolo, mas é impedido assim que surge próximo ao Godfrey. Ele ainda consegue destruir um órgão que Godfrey usava para controlar as pessoas, mas o Darkseid surge, e força o Homem Infinito a sair de cena, e os jovens do Povo da Eternidade ressurgem em seu lugar. Darkseid os entrega para o Desaad, que nocauteia todos com raios neurais e os leva embora. Ele pretende torturá-los para descobrir se eles sabem algo sobre o segredo da Equação Antivida.

Superman’s Pal, Jimmy Olsen nº 138, junho-julho de 1971 - capa
Superman’s Pal, Jimmy Olsen nº 138, junho-julho de 1971 – capa

Superman’s Pal, Jimmy Olsen nº 138, junho-julho de 1971 – enquanto o “Projeto” é evacuado, a Legião Jovem original, os pais dos garotos que agora usam este nome, partem para ajudá-los a enfrentar o D.N.Alienígena. Os garotos, o Jimmy e o Superman ainda estão presos ao casulo criado pelo monstro, enquanto que ele finalmente alcançou seu objetivo, e chegou ao reator nuclear. Pensando juntos, os garotos lembram que o monstro usou eletricidade para gerar o casulo, e o Superman tem a ideia de tentar o mesmo. Ele gera eletricidade friccionando as mãos, e consegue finalmente destruir o casulo e libertá-los. Ele voa mais uma vez atrás do monstro, deixando os amigos frustrados para trás. Enquanto isso, os cientistas da Fábrica do Mal teleportam os outros monstros para o reator do Projeto. O monstro já provocou uma reação em cadeia que não poderá ser parada, e a explosão destruirá a Área Selvagem e Metrópolis. Alertado pela Intergangue, Morgan Edge, o novo dono do Planeta Diário, foge secretamente da cidade. O Superman alcança o monstro, mas percebe que a ameaça maior agora é a explosão iminente. Ele arranca o reator do lugar e o joga em um poço com milhares de quilômetros de profundidade, que seria utilizado para alcançar o núcleo do planeta. O D.N.Alienígena e os outros monstros se jogam no poço, atrás do reator, e são todos destruídos pela explosão. Apesar de ter salvado a todos, Jimmy e a Legião ainda estão chateados com o Superman, por tê-los deixado para trás.

The New Gods nº 3, junho-julho de 1971 - capa
The New Gods nº 3, junho-julho de 1971 – capa

The New Gods nº 3, junho-julho de 1971 – mais famoso atualmente por “correr” atrás de velocistas, o Corredor Negro surgiu nesta edição. Ele é um arauto da Morte, e até mesmo os Novos Deuses o temem. Ele vai atrás do Lightray, que parece não conseguir escapar. Na Terra, o Órion recebe dos amigos roupas mundanas, para que possa se disfarçar como um deles. Enquanto ele se troca, descobrimos que ele é na verdade nativo de Apokolips, embora lute pelo lado de Nova Gênese. Quando o Corredor Negro está prestes a alcançar o Lightray, este é salvo pelo Metron, que transporta o arauto da Morte para a Terra. Ao chegar, ele impede que um membro da Intergangue mate um soldado veterano da Guerra do Vietnã, o sargento Willie Walker, que está paralisado em uma cama. O Corredor transfere sua armadura, poderes e responsabilidades para o sargento Walker, e desaparece em seguida. Naquele instante, Órion e um dos amigos, O’Ryan, atrapalham os planos da Intergangue, que transportava uma bomba. O Corredor Negro aparece e ajuda, enviando a bomba para o espaço, onde Órion pode usar a Caixa Materna para detoná-la em segurança. Mesmo tendo trabalhado juntos, aparentemente Órion e o Corredor Negro não tomaram conhecimento um do outro. No final, ciente de que agora é um de vários mensageiros da Morte, o sargento Walker voltou para o seu leito.

*** FIM DOS SPOILERS ***

A saga do Quarto Mundo deu passos importantes nesta edição, após deixar uma parte das origens mostradas no volume anterior e se concentrar mais na ação, embora neste volume ainda sejamos apresentados a novos personagens, como o Glorioso Godfrey e o Corredor Negro. Também ficamos sabendo mais sobre os planos de Darkseid para a Terra, que envolvem basicamente sua busca obsessiva pela Equação Antivida. Aqui é revelado também que, apesar de ser nativo de Nova Gênese, o Senhor Milagre viveu em Apokolips. O oposto de Órion, que sendo natural de Apokolips vivia em Nova Gênese.

Também é nítida a evolução do traço do Kirby aqui, apesar de ainda estarmos no início da saga. Seus rostos e expressões estão melhores, menos caricatos. E, é claro, ainda somos presenteados com suas famosas splash pages de máquina complicadíssimas, como quando o Soberano ataca o Senhor Milagre, por exemplo. Se você é fã de quadrinhos de super-heróis, esta série não pode faltar em sua coleção!

Nota do Vini: 9 / 10 😀

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